O comércio online tornou-se uma parte indispensável do mercado de vendas no Brasil, impulsionado por tecnologias que facilitam a navegação e o pagamento, como carteiras digitais e o PIX, por exemplo. Contudo, o setor ainda enfrenta desafios significativos. Uma pesquisa da Akamai, empresa especializada em serviços de computação em nuvem e segurança cibernética, revelou que 77% dos brasileiros abandonam compras online devido à insatisfação com o site ou no app, com desistências mais comuns em compras entre R$101 até R$200 reais.
Entre os principais motivos de frustração, 24% dos consumidores apontaram a falta de imagens ou especificações claras dos produtos como a principal razão para a desistência. A desconfiança nos métodos de pagamento aceitos foi citada por 22%, enquanto 21% indicaram a ausência de selos e certificados de segurança no site como uma preocupação importante. Outros problemas que aparecem em destaque são sites lentos ou que travam (20%), preocupação com o roubo de dados pessoais (20%) e excesso de anúncios (20%).
Além disso, 17% dos entrevistados afirmaram que os sites não funcionam bem em dispositivos móveis, e 14% relataram terem sido direcionados para outra página fora do site principal para finalizar a compra. A demora no login ou cadastro, devido ao excesso de campos a serem preenchidos, incomodou 13% dos consumidores e 9% se sentiram insatisfeitos por não poderem usar login em redes sociais.
“O comércio online brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para atender à crescente demanda dos consumidores por agilidade. No passado, a lentidão era um fator crucial para que os consumidores desistissem de continuar em uma site. Apesar deste problema ainda ser mencionado, hoje observa-se que os usuários são mais críticos em relação à qualidade das informações sobre os produtos e os aspectos ligados à segurança do site e proteção de suas transações. A confiança é um fator crucial, que pode determinar a escolha de um site ou aplicativo na hora de realizar uma compra”, afirma Helder Ferrão, gerente de estratégia de indústrias da Akamai LATAM.