Política

PED: eleições internas do PT deu maioria para a chapa estadual apoiada por Odacy e Dulcicleide Amorim

No diretório municipal era uma chapa única que confirmou o coordenador regional do Sintepe, Robson Nascimento, como novo presidente da sigla em Petrolina. Para a nacional, teve maioria o nome da atual presidente petista, deputado Gleisi Hoffmann

Mais de 1000 votantes. Esse foi o número de filiados que votaram no Processo de Eleições Diretas do Partidos dos Trabalhadores – PED 2019 – realizado neste domingo, 8, na Câmara de Vereadores em Petrolina, sertão pernambucano. O PED aconteceu em todos os municípios onde o partido possui diretório.

Aqui, a disputa municipal saiu com chapa única, elegendo o coordenador do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), Robson Nascimento, para presidir a legenda nos próximos quatro anos, mas na disputa estadual e nacional, os grupos que integram a sigla na ‘capital da irrigação’ se dividiram nos apoios.

Para a chapa estadual, o grupo do ex-deputado Odacy Amorim e atual presidente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), e da deputada estadual Dulcicleide Amorim, foi vencedor com uma margem de apenas 35 votos de diferença. Ficando a chapa apoiada pelos vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos em segundo lugar. A chapa 480, que tem como candidato o ex-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco – Fetape, o deputado estadual Doriel Santos, teve 497 votos, essa é a chapa que Odacy e Dulcicleide apoiaram.

A chapa 430 obteve 462 de Glaucos Lima, atual presidente do partido em Pernambuco e que teve os vereadores Cristina e Gilmar no apoio. Foi uma disputa acirrada, mas que prevaleceu a maioria dos filiados optando pela chapa apooada por Odacy e Dulcicleide.

Na chapa nacional, a deputado federal e atual presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann ganhou com folga em Petrolina. Nessa disputa, os grupos de Cristina e de Odacy e Dulcicleide estiveram juntos e o resultado foi 880 votos para a atual dirigente petista. Em segundo lugar ficou o professor e filósofo Valter Pomar, integrante histórico do PT e que em Petrolina contou o apoio do vereador Gilmar Santos. Pomar obteve 53 votos.

MUNICIPAL

O placar para Robson que foi candidato único de todas as tendências petistas, foi 964 votos. A próxima etapa do PED é escolha das candidaturas para a executiva estadial no próximo mês.

 

 

 

Por Cinara Marques

Da Redação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: