EducaçãoNotícias

Divulgado o resultado da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Colaborar com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita dos estudantes, bem como promover e incentivar o uso de novas metodologias pelos professores, é o objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa que está em sua 7ª edição. Com o tema “O Lugar onde vivo”, a Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), e em Petrolina é coordenada pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Participaram professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de Petrolina. Uma comissão selecionou esta semana os relatos de práticas nas categorias poema, memórias literárias, crônicas, documentário e artigo de opinião que vão representar o município na etapa estadual, entre os dias 3 de setembro a 1º de outubro. A etapa nacional será realizada no dia 30 de novembro, e o evento de premiação acontece no dia 10 de dezembro. Os professores vencedores do concurso receberão certificado, notebook e mouse. Já os estudantes vão ganhar certificado e tablete. A escola em que estão matriculados receberá uma placa de homenagem e acervo para a biblioteca, definido pela organização do concurso.

A coordenadora municipal da Olimpíada em Petrolina, Maria Laurismar Paulino, destacou o grande empenho de todos os professores e alunos, que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, aceitaram o desafio de participar da disputa. “O importante de participar da Olimpíada não é a competição em si, mas o incentivo ao estudo e aprendizagem da língua portuguesa, além do fortalecimento de vínculos com a comunidade e o conhecimento sobre a realidade local”, disse Laurismar. Ainda de acordo com a coordenadora, Petrolina foi a cidade de Pernambuco com maior número de inscrições na 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, com 87 escolas inscritas, superando até a capital Recife.

Confira os nomes dos relatos de prática selecionados por categoria e os respectivos professores autores:

 

POEMA

Título do Relato: Ensinando e Aprendendo. Professora: Maria Carleene Rufino Maciel. Escola: Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo. Diretora: Carmélia de Sá Guedes

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Título do Relato: Enlinhavando. Reflexões aos Fios das Memórias. Professora: Erika Jane Ribeiro. Escola: Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade. Diretora: Thelma Dias da Silva.

CRÔNICA

Título do Relato: O Dia em que a Terra Parou, Mas a Escola se Fez Presente. Professora: Gilmara Lacerda dos Reis. Escola: Escola Municipal Jacob Ferreira. Gestora: Vera Lúcia Oliveira Silva.

DOCUMENTÁRIO

Título do Relato: Uma Trajetória Significativa. Professora: Erika Regina do Nascimento Rodrigues. Escola: Escola Erem Antônio Padilha. Diretora: Geuzeli Bispo de Sousa.

ARTIGO DE OPINIÃO

Título do Relato: Escrita de Chãos e Labutas. Professora: Erika Jane Ribeiro. Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade. Diretora: Thelma Dias da Silva.

Ascom/PMP

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar