Política

Vídeo: Miguel Coelho descumpre STF e manda demolir ocupação em Petrolina, diz líder comunitário

Denúncia feita pelo 'fiscal do povo' Marcos André, diz que parece que Petrolina não fica no Brasil, diante do enfrentamento ao STF e descumprimento da determinação do supremo.

Com Canal Meu País Nordeste (se inscreva)  – Confira a denúncia aqui https://youtu.be/mgTe0v4FYCA

Conhecido como o ‘fiscal do povo’, o líder comunitário Marcos André, denuncia ação da Prefeitura Municipal de Petrolina, sertão pernambucano, que vai de encontro a uma determinação do Supremo Tribunal Federal – STF, segundo sua fala. No vídeo, gravado na área da ‘Ocupação Coração de Miguel’, região do bairro Pedra Linda, zona norte da cidade.

Marcos relata que a guarda municipal foi pela terceira vez, demolir as estruturas levantadas por 28 famílias que não querem sair da área vizinha ao Residencial Novo Temo 5, onde segundo essas famílias, as moradias teriam que contempla-las por direito já que os nomes delas estão na lista para aquisição das casas há muito tempo, mas ao ser entregue o novo residencial pela Prefeitura, nenhuma dessas pessoas teriam direito ao teto.

As famílias alegam que seriam sim delas as moradias, por isso em protesto e para pressionar por uma solução, ergueram a ocupação. Inconformadas e por necessidade, as famílias resolveram ocupar a área que vivia sem nenhuma atenção do poder público, o mato tomava conta, relata Marcos André no vídeo que encaminhou para diversos grupos de mensagens, redes sociais, entre outros meios de divulgação, denunciando a postura do governo municipal com os ocupantes da área que só querem ter o direito delas, cumprido..

Marcos André frisa que essas famílias se instalaram de forma pacífica na área, antes abandonada pelo poder público de Petrolina. “É um ato de resistência até conseguirem ter seus direitos cumpridos e as casas entregues a elas, essas pessoas não arredam pé do lugar”.

Mas o prefeito Miguel Coelho, MDB, que tem ficado mais fora do que na cidade, em agendas para tentar convencer colegas da oposição ao governo estadual e do seu partido que já revelou que não terá candidato a governador, a caminhar junto com sua possível candidatura ao governo em 2022, tem tido pouca sensibilidade ao querer resolver a situação dessas famílias na força, detalha Marcos André.

O ‘fiscal do povo’ az um apelo e um alerta ao mesmo tempo ao prefeito de Petrolina por determinar a ação da guarda e da secretaria de Ordem Pública para derrubar as ocupações, numa situação de quem luta para ver cumprido seu direito à moradia.

Mas ele frisa que dessa forma o prefeito descumpre uma determinação do STF que proibiu qualquer ação de despejo ou demolição durante a pandemia, lei que Marcos André mostrou aos fiscais da Prefeitura, mas não adiantou pelo jeito, porque o processo de demolição foi continuado.

“Como aqui se diz ser a terra dos impossíveis, é possível sim um prefeito descumprir um lei. É bom que muita gente de Pernambuco veja esse vídeo para conhecer bem como Petrolina é tratada”, disse Marcos André.

CAPITAL DA IRRIGAÇÃO

Petrolina é a maior cidade do sertão pernambucano, conhecida também como ‘capital da irrigação, tem um dos maiores PIBs do estado e do Nordeste, mas também tem sérios problemas sociais que mitos que apoiam o governo do prefeito Miguel Coelho tentam encobrir.

Lideranças como Marcos André que denuncia irregularidades dos governos contra a população, são raras, denunciando questões que muitos dos veículos de imprensa da cidade, também não denuncia. O Portal Tribuna Nordeste é diferente, sempre estará do lado de quem precisa de ações governamentais inclusivas, promovendo justiça social nesta que é uma cidade rica, mas de grandes desafios sociais que vêm se ampliando e a atual gestão municipal não tem priorizado essa pauta social.

Uma situação que se aprofunda como essa das famílias que ocuparam uma área para pressionar a administração municipal a resolver a situação das casas que teriam direitos e outras pessoas estão ocupando.

Nossa redação também deixa o espaço aberto para que o poder público de Petrolina preste os devidos esclarecimento diante deste enfrentamento e esclarecer se o prefeito descumpriu mesmo ao STF ao mandar derrubar as ocupações dos sem teto do Residencial Novo Tempo 5.

 

 

Cinara Marques, da redação do PORTAL TRIBUNA NE

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar