Política

Vídeo: Live a caminho da vacina e os números da Covid deste 9 de dezembro

Nosso noticiário segue e pode ser conferido aqui compartilhado da fanpage @portaltribunna do facebook no Canal Tribunna e postado aqui no site. A Live é transmitida ao vivo no Canal Cinara Marques, no youtube, onde pode ser também conferido.

ROTEIRO –  LIVE A CAMINHO DA VACINA E DESTAQUES DA COVID DO DIA 9 DE DEZEMBRO

Lula usa as redes sociais para criticar a falta de atuação do governo Bolsonaro na urgência do Brasil dispor de um plano nacional de vacinação contra a Covid-19

“Não temos 60 dias para esperar. Precisamos que o governo federal cumpra a sua obrigação: garantir vacinas eficazes e seguras para todas e todos pelo SUS”

Em suas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, lamentou a falta de seriedade, urgência e compromisso do governo Bolsonaro em dispor com a pressa que o País, assim como o resto do mundo vez agindo, de um plano nacional de imunização contra a Covid-19:

Confira o que disse Lula:

Sabe quando eu aceitaria um Ministro da Saúde ou Diretor da Anvisa que falasse em um “prazo de 60 dias” para terminar de avaliar uma vacina crucial em meio a uma pandemia que já matou mais de 170 mil pessoas? Nunca.

Convocaria de imediato o Ministro da Saúde para viabilizar um processo, com segurança e propriedade técnica, mas com a agilidade que o Brasil e o mundo precisam.

Hoje assistimos emocionados uma senhora de 90 anos ser vacinada pelo Sistema Público de Saúde Inglês e ela dizer comovida que iria poder visitar sua família no Natal. Quantas famílias não poderão encontrar os seus porque ainda não temos vacina para todos no Brasil?

Não temos 60 dias para esperar. Precisamos que o governo federal cumpra a sua obrigação: garantir vacinas eficazes e seguras para todas e todos pelo SUS.

Portal Tribuna NE

BAHIA

“Se a Anvisa atrasar, nós vamos ao STF para poder vacinar a população”, afirma Rui Costa ao anunciar compra de seringas e agulhas

Na manhã desta quarta-feira (9), o governador Rui Costa afirmou que pode entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir liberação ágil da vacina contra o coronavírus. De acordo com o gestor, o Estado não pode marcar vacinação sem aprovação da Anvisa, no entanto, se alguma organização internacional validar, o órgão de vigilância sanitária pode acelerar as etapas de liberação.

“Assim que ela (a vacina) for aprovada, regulamentada por qualquer órgão de expressão mundial, no nosso entender, a Anvisa não precisa repetir todos os protocolos e poderia aderir à esta aprovação. Nós acompanharemos dia após dia. Assim que qualquer vacina for aprovada internacionalmente por qualquer organismo, nós vamos atuar conforme for necessário. Se a Anvisa atrasar, nós vamos ao STF pra poder vacinar a população”.

O governador anunciou ainda que a Bahia já está se equipando para a imunização assim que a vacina for liberada. “Estamos comprando nesta quarta 19,8 milhões de seringas e agulhas para vacinar baianas e baianos contra o coronavírus. Isso faz parte do nosso planejamento para a vacinação em massa na Bahia, mas precisamos que o Governo Federal seja ágil na certificação de uma das vacinas já existentes contra a Covid-19, para que assim possamos dar início a esta nova etapa de enfrentamento da pandemia no Brasil. A entrega das seringas e agulhas adquiridas pelo Governo do Estado será imediata e estamos investindo R$ 5,5 milhões neste processo”, informou Rui Costa.

MIGUEL DIZ QUE SE PRECISO COMPRARÁ VACINA

O prefeito reeleito de Petrolina-PE, Miguel Coelho, usou suas redes sociais nesta quarta, 9, para informar que está atento sobre a evolução da Covid no município que é o maior do sertão do estado.

“Continuamos monitorando a evolução da Covid, reforçando as medidas preventivas, assim como acompanhando a busca pela aprovação de uma vacina contra a doença no Brasil. Já estamos discutindo um plano de imunização”, ressaltou.

Ele também detalha que irá adquirir a vacina que tiver eficácia, não importa de onde venha, caso as doses enviadas pelos governos federal e estadual sejam insuficientes para o povo petrolinense.

“A prefeitura irá comprar as doses necessárias para proteger todos os petrolinenses. Não importa de onde venha a vacina, o que importa é a sua eficácia e que salve vidas“, postou o gestor em suas redes sociais.

MUDOU DE IDEIA

Ministério diz que vacinação pode ser em dezembro se Pfizer obtiver autorização emergencial

Saúde informou que vacinação em dezembro depende também de a farmacêutica conseguir ‘adiantar’ algumas doses. Etapa emergencial atenderia a uma parte restrita da população.

Do G1

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (9) que poderá haver vacinação contra a Covid-19 no Brasil ainda neste mês de dezembro, ou no início de janeiro de 2021, se a farmacêutica Pfizer conseguir uma autorização emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o ministério, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que a vacinação em dezembro depende também de a empresa conseguir “adiantar” uma entrega de doses.

A vacinação em dezembro ou no início de janeiro, informou a pasta, seria em caráter emergencial e atenderia a uma pequena quantidade de pessoas.

A vacina da Pfizer começou a ser aplicada no Reino Unido nesta terça-feira (8). No mesmo dia, o governo brasileiro anunciou termo de intenção para comprar 70 milhões de doses da empresa.

O anúncio refletiu uma mudança de atitude, já que o governo antes havia dito que o país não tinha Infraestrutura para armazenar as doses na temperatura exigida de 70º C negativos.

Também na terça, em reunião com governadores, Pazuello disse que a vacinação no Brasil começaria no fim de fevereiro.

O ministro deu a declaração ao comentar a tramitação do registro definitivo da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. O Brasil tem acordo para 100 milhões de doses dessa vacina.

OAB vai ao Supremo por compra de vacinas da Covid-19 com registro no exterior

Organização pede que imunizantes já aprovados por agências reguladoras no exterior possam ser utilizados no Brasil. Possibilidade já está prevista na chamada ‘Lei Covid’.

Por TV Globo — Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (9) para garantir a compra e o fornecimento de vacinas contra a Covid-19, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprove os imunizantes em 72 horas.

A OAB argumenta que essa dispensa deve valer para as vacinas já registradas em renomadas agências de regulação no exterior. A liberação já está prevista na chamada “Lei Covid”, aprovada pelo Congresso Nacional no início da pandemia. A ação pede que o Supremo declare a “plena vigência e aplicabilidade” da legislação.

“É imprescindível que o governo brasileiro paute os protocolos de intenção e memorandos de entendimento relativos à aquisição de vacinas na comprovação estritamente técnica e científica, independentemente da origem nacional do imunizante”, diz a ação.

As possibilidades de registro na Anvisa são:

Anvisa – registro definitivo: os desenvolvedores submetem o pedido de registro à Anvisa apenas após concluírem as 3 fases de testes da vacina. Para acelerar o trâmite, a agência criou o procedimento de submissão contínua de dados.

Anvisa – uso emergencial: permite aos desenvolvedores enviarem os dados que comprovem eficácia e segurança antes de terminarem a fase 3 da vacina;

Lei Covid: Prevê que a Anvisa terá o prazo de 72 horas para conceder a autorização caso o imunizante tenha conseguido registro no Japão, nos EUA, na Europa ou na China. Caso o prazo não seja cumprido e a Anvisa não se manifeste, a autorização é concedida automaticamente.

A organização também afirmou ao STF que a demora na definição do plano de vacinação coloca em risco o direito à saúde, a saúde pública, a integridade física dos cidadãos e o direito humano e fundamental à vida.

Segundo a OAB, “a plena garantia do direito à vida e à saúde, nesse contexto, se dá com a possibilidade de que se oferte aos brasileiros todas as vacinas que já tenham atingido fases avançadas de testes e demonstrado a segurança e eficácia necessária. Não pode o governo federal eleger alguns imunizantes em detrimento de outros sem a devida motivação técnico-científica necessária à publicidade, moralidade e impessoalidade que devem permear todos os atos administrativos”.

Nesta terça-feira (8), após encontro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, governadores citaram a “Lei Covid” para lembrar que vacinas aprovadas no exterior terão aval para uso no

 

COVID

PERNAMBUCO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (09/12), 1.133 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 39 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.094 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 193.530 casos confirmados da doença, sendo 28.386 graves e 165.144 leves.

Também foram confirmados 14 óbitos, ocorridos entre os dias 30/11 e 07/12. Com isso, o Estado totaliza 9.200 mortes pela Covid-19.

As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Araripina (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Cachoeirinha (1), Caruaru (2), Exu (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Moreno (1), Orocó (1), Paulista (1), Recife (1), Salgueiro (1) e São José da Coroa Grande (1).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 23.438 casos foram confirmados e 41.725 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais. O boletim de hoje também traz, em sua parte final, o detalhamento da testagem destes profissionais.

SÍNDROME PEDIÁTRICA – A Secretaria Estadual de Saúde informa que não foram registrados novos casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P). Até o momento, continuam as 25 ocorrências já divulgadas: 23 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito. Do total, 24 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 1 teve contato comprovado com pessoas confirmadas para o novo coronavírus.

PARAÍBA

A Paraíba registrou 737 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos confirmados desde a última atualização, 05 deles ocorridos nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde ao ClickPB nesta quarta-feira (09), 151.312 pessoas já contraíram a doença, 119.961 já se recuperaram e 3.391, infelizmente, faleceram. Até o momento, 483.852 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Casos Confirmados: 151.312

Casos Descartados: 203.939

Óbitos confirmados: 3.391

Casos recuperados: 119.961

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 55%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 63%. Em Campina Grande estão ocupados 51% dos leitos de UTI adulto e no sertão 83% dos leitos de UTI para adultos.

Os casos confirmados estão distribuídos por todos os 223 municípios paraibanos. A diferença de casos de ontem para hoje é de 737, nos quais 10 municípios concentram 431 casos, o que representa 58,48% dos casos em toda a Paraíba.

São eles:

João Pessoa, com 200 novos casos, totalizando 38.280;

Brejo do Cruz, com 48 novos casos, totalizando 787;

Guarabira, com 36 novos casos, totalizando 5.000;

Ibiara, com 24 novos casos, totalizando 236;

Mãe d’Água, com 23 novos casos, totalizando 49;

Água Branca, com 22 novos casos, totalizando 311;

Cajazeiras, com 21 novos casos, totalizando 3.132;

Itabaiana, com 20 novos casos, totalizando 1.362;

Solânea, com 19 novos casos, totalizando 865;

Campina Grande, com 18 novos casos, totalizando 14.616.

Até hoje, 185 cidades registraram óbitos por Covid-19. Os 11 óbitos registrados nesta quarta ocorreram entre 04 e 09 de dezembro, sendo 08 deles nas últimas 48h. Os pacientes tinham idade entre 48 e 89 anos. Diabetes foi a comorbidade mais frequente.

JUAZEIRO

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde desta quarta-feira (09) registra 97 casos confirmados para COVID-19, o que corresponde a uma taxa de 81% de testes positivos das 120 notificações do dia. Com isso, o município totaliza 6.389 infectados, dos quais 4.340 já apresentaram curas clínicas. Nesta atualização, Juazeiro chega a 21.254 testes realizados com 14.735 resultados negativos. Desde o início da pandemia aconteceram 127 óbitos em consequência da doença.

Dos pacientes positivados neste boletim, 61 são do sexo feminino e 36 do sexo masculino. Desse grupo, um é profissional de saúde. São 96 pacientes em isolamento domiciliar, sem gravidade, e 01 internado. Os resultados foram obtidos através de 90 testes rápidos anticorpo, 04 testes rápidos antígeno e 03 testes RT-PCR no Lacen de Salvador. Dos 6.389 casos confirmados, 3.511 são do sexo feminino, 2.877 do sexo masculino e destes, 341 são profissionais de saúde.

Em isolamento domiciliar agora são 1.902 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal diminuiu para 20 pacientes, sendo 07 em UTIs e 13 em leitos intermediários. A ocupação das Salas Vermelhas da UPA se manteve em 75% com 03 pacientes e dos leitos intermediários da Unidade de Pronto-Atendimento está com 58% de ocupação e 07 pacientes. Já o Hospital de Campanha de Juazeiro, que no boletim anterior estava zerado, agora está com 01 internado . taxa de ocupação de 3%.

PETROLINA

Atualização do boletim da covid-19 desta quarta-feira (9) registra 138 casos novos da doença em Petrolina. O informativo também mostra que mais 54 pessoas estão curadas clinicamente. Com isso, o total de moradores que foram infectadas pelo vírus desde o início da pandemia na cidade totaliza 10.262, dos quais 7.879 já estão recuperados. O município manteve os 134 óbitos pelo novo coronavírus.

Dos novos infectados, 130 foram confirmados a partir de 489 testes rápidos da prefeitura e 8 através de exames laboratoriais. São 91 pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 91 anos, e 47 do sexo masculino, entre 11 meses de vida e 83 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia dos casos registrados nesta quarta seguem em anexo.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 60,60% nesta quarta-feira. Dos 33 leitos disponíveis, 20 estão ocupados, sendo 11 pacientes de Petrolina e 09 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Veja no live postada da fanpage facebook.com/portaltribunna no Canal Tribunna, a tv do PORTAL TRIBUNA NORDESTE no youtube. A transmissão é diária e feita no meu canal Cinara Marques, no youtube.

Confiram, curtam, comentem, tirem suas dúvidas, deixem seus questionamentos que iremos buscar as respostas e apresentar em nossa LIVE diária A CAMINHO DA VACINA:E TUDO SOBRE A COVID NO DIA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: