NordestePernambucoSaúde

Agosto Dourado: mês destaca importância do aleitamento materno

Período é dedicado a ações educativas e de incentivo à amamentação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que crianças e jovens que foram amamentados adequadamente têm menos chances de apresentarem doenças como diabetes e obesidade, fator de risco para uma série de outras doenças, e que também ficam mais protegidos contra problemas respiratórios e alérgicos. Para dar visibilidade à importância do tema, anualmente, comemora-se o Mês do Aleitamento Materno ou Agosto Dourado, período voltado a ações educativas e de incentivo à amamentação. Dentro deste mês celebra-se, ainda, a Semana Mundial de Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto.

Com o objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno e, assim, reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Geasc), promoverá webpalestras relacionadas ao tema no intuito de estabelecer diálogos e reflexões com diferentes segmentos sociais, contribuindo para disseminar a importância do aleitamento materno em todo o Estado de Pernambuco.

 
As webpalestras ocorrem no ambiente virtual do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco e podem ser acompanhadas pelo público no canal do YouTube: http://www.youtube.com/c/TelessaudeSESPE. “É sabido que o aleitamento materno traz benefícios não apenas para os bebês, mas também para as mães, visto que, além de aumentar o vínculo mãe-bebê, ajuda na perda de peso após o parto e ainda, protege contra o câncer de mama e de ovário”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Marta Rejane Moreira.

O leite materno é considerado um “alimento padrão ouro”, de importância fundamental para a saúde do bebê.  Contêm anticorpos, água, gorduras, proteínas e vitaminas necessários para que o bebê se desenvolva e se proteja de infecções. Também é fundamental para combater a desnutrição com reflexo na taxa de mortalidade infantil.
 
Webpalestras//Programação

1. TEMA: “Proteção da amamentação: somos todos responsáveis”
DATA: 2 de agosto de 2021

HORÁRIO: 10h
PALESTRANTE: Dra. Sônia Salviano.
MINI-CURRÍCULO: Médica Pediatra e Neonatologista, especialista em amamentação, conselheira da REDE IBFAN.
MODERADORA: Ana Luiza Costa Cavalcanti – Técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente/SES-PE.

2. TEMA: “Apesctos Psicológicos da Mulher: sexualidade e amamentação”
DATA: 10 de agosto de 2021.

HORÁRIO: 10h
PALESTRANTE: Dra. Tathyane Gleice da Silva Lira.
MINI-CURRÍCULO: Psicóloga, Mestre em Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas – UFPE. Servidora Pública da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, Docente da Graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
MODERADORA: Risângela Pereira – Coordenadora Estadual de Aleitamento Materno/SES-PE.

3. TEMA: “Sucesso da Amamentação: pré-natal do parceiro”
DATA: 16 de agosto de 2021.

HORÁRIO: 10h
PALESTRANTE: Manoel Adauto Cunha Monteiro.
MINI-CURRÍCULO: Enfermeiro Obstetra, Pós-Graduação em Saúde da Mulher, Aconselhador em Aleitamento Materno pelo Ministério da Saúde, Gerente do BLH/CISAM, Responsável Técnico do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher do Recife BLH-HMR, Coordenador Assistencial do Programa de Residência de Enfermagem em Obstetrícia do CISAM/UPE.
MODERADORA: Risângela Pereira – Coordenadora Estadual de Aleitamento Materno/SES-PE.

4. TEMA: “Amamentação sob o ponto de vista odontológico”
DATA: 23 de agosto de 2021.

HORÁRIO: 10h
PALESTRANTE: Dra. Cândida Augusta Rêbelo de Moraes Guerra.
MINI-CURRÍCULO: Cirurgiã-Dentista formada pela UFPE, Mestre e Especialista pela UPE, Odontopediatra e Preceptora da Residência em Odontopediatria com ênfase em Pacientes Especiais do IMIP, Tutora do Curso de Odontologia da FPS.
MODERADORA: Ana Luiza Costa Cavalcanti – Técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente/SES-PE. 
Clique aqui e veja o depoimento da gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Marta Rejane Moreira.
Com Assessoria de Imprensa
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar