EleiçõesPolítica

#Eleições2020: Bancada petista na Câmara seguirá o calendário de discussões do partido para apresentar o melhor projeto de governo para Petrolina

Os vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos avaliam cada um a sua maneira, as discussões do PT para o pleito municipal. Cristina reafirma pré-candidatura e sinaliza que podem haver prévias para o nome na disputa entre ela e o ex-deputado Odacy Amorim.

Com 2020 em andamento, os partidos políticos se movimentam para a disputa municipal deste ano. No caso do Partido dos Trabalhadores de Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano, os dois vereadores da sigla na cidade, Professor Gilmar Santos e Cristina Costa, disseram que a construção do projeto do PT para Petrolina, está sendo feita, discutindo a proposta petista nessa disputa e o maior potencial eleitoral do nome que representará esse projeto.

O PT está com duas pré-candidaturas em Petrolina: da vereadora Cristina Costa que confirmou sua disposição para a disputa, segundo ela, fruto de discussões com seu grupo político; e o do ex-deputado estadual, também ex-prefeito e atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim que caso seja o escolhido, irá para a sua terceira eleição majoritária representando o projeto do PT municipal.

Em conversa com a imprensa nesta terça-feira, 4, reabertura dos trabalhos legislativos no plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina, Gilmar e Cristina se colocaram diante dos rumos que os petistas devem tomar nas eleições de 2020. Gilmar que integra a tendência Articulação de Esquerda, disse que o foco no grupo é garantir que o projeto do PT fortaleça e melhore a vida do povo e ver junto com o conjunto do partido, as condições eleitorais de cada pré-candidato que se coloca.

Vereador Professor Gilmar Santos (Foto: Jean Brito-divulgação(

“A partir dessa avaliação crítica, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo a gente tomar uma decisão a partir desse conjunto da militância, dos nossos filiados. O Partido dos Trabalhadores tem a sua democracia, seus conflitos, suas divergências, mas que presa pela construção do bom diálogo, pela troca de ideias, para que a gente transforme essa sociedade de Petrolina que tanto necessita de melhores política públicas, principalmente nas áreas mais periféricas e marginalizadas aqui do nosso município”, explicou Gilmar.

A vereadora Cristina Costa que teve seu disse que essa pré-candidatura foi um chamamento do grupo que lhe acompanha, principalmente após a disputa dela para deputada estadual em 2018.

“Sempre disse que o mandato não pertence a mim e sim ao Partido dos Trabalhadores e na caravana de filiados que defende o nosso projeto, não o nome Cristina, mas o que ela representa nesse projeto, pela afinidade que a gente tem com os movimentos sociais, com o sem terra, com os sem teto, com o movimento sindical, com a classe popular, o trabalho com as associações, de estar ali respeitando as demandas e necessidade do interior. Então a gente vai debater tudo isso e respeitando, tranquilamente, os prazos que o partido deliberá”, considerou Cristina.

Cristina ressaltou que o ex-deputado Odacy Amorim é naturalmente um nome colocado, apoiou ele nas duas disputas para a Prefeitura, na disputa estadual mais recente, caminharam em caminhos opostos em nas eleições de 2018 com ela apoiando a candidatura da deputada federal Marília Arraes e Odacy que também concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputado, apoiando a candidatura da atual deputada estadual Dulcicleide Amorim. e agora o respeito continuará prevalendo dentro dessas discussões no tocante ao pleito municipal.

“Mas todo o processo será discutido internamente, se haverá consenso ou se haverá a necessidade das prévias.  Mas o nome apresentado passa por quem representará melhor esse projeto do PT, qual a melhor proposta, que está mais preparado para representar esse projeto e poderemos ter prévias internamente dentro do nosso partido, como é assim, democraticamente, que o PT trata essas questões como foi para a escolha recente do diretório municipal e do estadual”, afirmou Cristina Costa.

A vereadora criticou Odacy em colocar posições sobre o processo na imprensa. “Tem que parar de falar que está acontecendo isso ou aquilo na mídia, sem apresentar provas, colocar os nomes. Vamos buscar o fortalecimento do PT que a disputa que ele teve no PSB não tem a ver. Hoje ele é do PT, vamos ver a potencialidade de cada, o que os filiados dizem e dentro das regras, chegar a essa definição e fortalecer o PT dentro das regras do partido.

Vereadora Cristina Costa (Foto: Jean Brito-divulgação)

DIÁLOGO

Questionada se já houve uma conversa só entre as lideranças do partido com mandatos e funções públicas, como ela, o vereador Gilmar, o presidente do IPA, Odacy Amorim e a deputada estadual Dulcicleide Amorim para discutir a questão das eleições 2020, Cristina disse que se houver, estar disposta a discutir. Ela, falou das reuniões da executiva e ainda disse que a deputada Dulcicleide raramente participa dessas reuniões e que é preciso se priorizar. Já Odacy, segundo Cristina, “passa só feito beija flor, só olha e pronto”.

“Odacy faz uma discussão internamente e na imprensa diz outra. Essa não é minha postura, eu respeito o Partido dos Trabalhadores, a nossa votação contribuiu com o mandato da deputada estadual, respeito o deputado Odacy,. Tenho feito pedidos a ele que veja essa questão da falta de água no interior que está pagando caro para ter água e vou chamar também a vereadora Marília Arraes e o senador Humberto Costa para falar sobre a Operação Pipa pago pelo Exército que tem sido questionado pela população. Então precisa discutir, eu estou disposta a discutir internamente

Cristina relatou que existe já o GTE – Grupo Tático Eleitoral – da executiva estadial e que visitará todos os municípios. Como integrante da executiva, a vereadora tem feito contatos com os integrantes desse GTE para que venha e priorize Petrolina.

“Eu entendo Odacy querer essa agilidade e eu também quero, mas essa agilidade vai sair pelo partido”, concluiu a pré-candidata Cristina Costa

 

 

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Portal Tribunna – #Eleições2020

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: