TRIBUNNA Rural

Produção de iogurte de leite de cabra gera renda para famílias de Curaçá-BA

A bebida tem conquistado clientes em todo o estado e se tornado uma ótima opção para quem opta por uma alimentação saudável

Com sabor marcante e alto valor nutritivo, o leite de cabra tem ganhado espaço na mesa de consumidores de todo o país. O produto é rico em cálcio, que garante a saúde dos ossos, além de agir diretamente no combate a anemia. Atentos a esses benefícios e com o propósito de agregar valor à caprinocultura da região, produtoras e produtores do distrito de Poço de Fora em Curaçá-BA, desenvolveram um novo produto: o iogurte de leite de cabra.

Morango e abacaxi são os principais sabores da bebida produzida pela Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (COOPOF), empreendimento atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), que tem atraído a atenção e curiosidade de clientes em todo o estado. Além do iogurte, a Coopof também trabalha com a produção de queijo coalho, ricota temperada de alho, cebola, coentro e hortelã; e o creme de queijo.

Para a produção realizada semanalmente, é necessário em média 500 litros de leite e os produtos abastecem os mercados de cidades da região. Eugênia Ribeiro é cooperada e presidente da Coopof. Ela explica que a ideia de produzir o iogurte surgiu da necessidade de agregar valor ao produto na região semiárida e a bebida tem tido uma boa aceitação no mercado. “Além de ser um produto de qualidade é pouco produzido na região e pode ser consumido por todos, desde criança a idosos que não tenham intolerância a qualquer nutriente presente no produto”, explicou Ribeiro.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE – O leite de cabra é considerado uma excelente opção para quem deseja ter uma alimentação saudável, é o que explica o tecnólogo em alimentos e Agente Socioprodutivo do Cesol-SSF, Edigar Mendes. De acordo com Mendes, o leite de cabra é rico em cálcio e proteína e é considerado uma excelente opção para auxiliar na nutrição de crianças e adolescentes. “O leite de cabra é mais facilmente digerido pois as partículas de gordura são menores quando comparados ao leite de vaca. A bebida também é rica em vitamina A, auxiliando na melhoria da saúde da pele”, pontuou Mendes.

Maria José Galdino da Silva (71), engenheira agrônoma aposentada, é uma das clientes assíduas do iogurte de leite de cabra da Coopof. Ela adquire a bebida na loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão. Maria Galdino tem intolerância a lactose e o consumo do iogurte trouxe inúmeros benefícios para a sua saúde.

 “Eu sou adepta ao leite de cabra e o iogurte tem ajudando na redução dos problemas de ressecamento intestinal. É um produto muito gostoso que não pode faltar em minha casa”, afirmou Galdino.

HISTÓRICO: De acordo com, Eugênia Ribeiro, a COOPOF conta com 20 cooperados e nasceu em 2018, a partir da iniciativa de produtores locais, que organizavam na comunidade de Poço de Fora e região exposições, feiras de Caprinos e Ovinos e torneio leiteiros.

A construção da sede da associação e cooperativa contou com o apoio da Mineração Caraíba, que após avaliar o potencial de produção do grupo, durante cursos e reuniões realizadas na comunidade, investiu na construção do laticínio Sabor do Sertão. “As famílias que estão trabalhando no laticínio já tem uma renda garantida. Todo mês, eles sabem que podem contar com aquele valor e a tendência é que a produção aumente ainda mais”, destacou Ribeiro.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO CESOL: O Cesol-SSF, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), realiza assistência técnica a 128 empreendimentos do território Sertão do São Francisco, auxiliando na melhoria dos produtos, na construção da identidade visual, no marketing e propaganda e na ampliação dos mercados.

“O Cesol é o nosso braço direito, e tem nos dado apoio desde o início da associação, e com a cooperativa, a atenção tem sido ainda maior, na divulgação dos nossos produtos, acompanhamento e assistência técnica, contribuindo para o crescimento da Coopof”, finalizou a cooperada Eugênia Ribeiro.

Fotos: Sheila Feitosa/Ascom Cesol

Por Sheila Feitosa/Ascom Cesol

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar