Cultura e TurismoPolítica

2ª Escuta Pública em Sento-Sé/BA esclarece dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo

SENTO-SÉ/BA – A Lei Paulo Gustavo foi pauta nesta terça-feira (15) da 2ª Escuta Pública realizada em Sento-Sé. O evento que aconteceu de forma virtual, através da plataforma Google Meet, foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração e sua Gerência de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, visando a implementação da Lei Paulo Gustavo no município.

O tema: Democratização de fomento à cultura, foi apresentado durante o encontro pelo pedagogo e técnico especialista em políticas culturais, gestão e desenvolvimento, e Planos Municipais de Cultura, Jardiel Alarcon Silva Santos, que abordou com os participantes tópicos como: Implantação do Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo em Sento-Sé, como adequar sua linguagem cultural à Lei, o que são as categorias agentes culturais e espaços culturais na Lei Paulo Gustavo, prêmios, projetos, subsídios e contrapartidas, entre outros.

“Excelente momento de democratização do processo de construção do instrumento para fidelizar o repasse legal e adequado conforme a LC 195/22 e sua regulamentação 11525/23. Além disso fortalece o vínculo do município com a comunidade cultural aproximando ainda mais a política cultural da realidade local”, destacou Jardiel Alarcon.

A professora e líder comunitária da comunidade de Sanharó, Jovina Teixeira da Gama, participou da escuta e destacou a importância para o desenvolvimento da cultura no município.  “Nossa expectativa inicialmente é o reconhecimento, mas com ele vem agregada a possibilidade de angariarmos recursos a fim de não só resgatar a cultura local, mas manter e perpassar para futuras gerações. Incluir os agentes e grupos de cultura da nossa comunidade, no mapeamento do município nos faz sentir a inclusão territorial. Através de uma Lei como a Paulo Gustavo temos a oportunidade de incluir toda a diversidade cultural do nosso município”, disse Jovina.

A coordenadora pedagógica da Gerência de Cultura, Ana Paula Almeida, também avaliou a 2ª escuta como positiva. “Foi um evento bastante significativo e importante para implementação das políticas públicas no município, proporcionando espaço democrático de diálogo e construção coletiva. Ficamos felizes com o evento, pois tivemos a participação da classe artística presente tanto da sede como do interior, alcançado assim o nosso objetivo”, pontuou Ana Paula.

com assesoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: