BrasilNotíciasPolítica

Força tarefa irá combater crimes cibernéticos

Plano reúne PF e Febraban e tem como objetivo, prevenir e reprimir esse tipo de crime no país que causa enormes prejuízos financeiros ao cidadão, às empresas e ao setor público.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou no último dia 22/03, o Plano Tático de Combate a Crimes Cibernéticos, com o objetivo de prevenir e reprimir esse tipo de crime no país. Tais crimes causam enormes prejuízos financeiros ao cidadão, às empresas e ao setor público.

O lançamento foi feito durante encontro do ministro Anderson Torres com o presidente da Federação Brasileira de Bancos, Isaac Sidney, em São Paulo.

Uma das estratégias é um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e a Febraban para facilitar o compartilhamento de informações e a criação de um banco de dados de ocorrências, que terá o amplo acesso das polícias judiciárias da União e dos estados.

O objetivo é fortalecer o combate aos crimes cibernéticos. A iniciativa do órgão é inédita no país. Entre as empresas que vão participar da troca de informações estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, XP, Mercado Livre e Zetta. O principal objetivo da iniciativa é que tanto a PF quanto os parceiros possam entender melhor como agem os criminosos virtuais, além de terem formas de se antecipar para possíveis ataques digitais.
.
A força-tarefa ainda visa desarticular organizações criminosas que cometem crimes cibernéticos, como as extorsões digitais conhecidas como ransomware, preservar a soberania nacional de ataques contra instituições públicas brasileiras e, um dos efeitos esperados, é o fortalecimento da segurança nacional para atrair investimentos externos.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: