PolíticaSaúde

Pneumologista alerta sobre riscos da fumaça de fogueiras de São João

SUA SAÚDE

O clima de São João neste mês de junho tem se intensificado. A festa é uma das mais tradicionais do Nordeste brasileiro, trazendo consigo a alegria contagiante do forró, os deliciosos pratos à base de milho e, é claro, as famosas fogueiras que iluminam a noite. No entanto, em meio a essa celebração marcada por tradições, é importante ressaltar os riscos à saúde associados à fumaça proveniente dessas fogueiras.

O médico pneumologista, André Luiz Brandão, professor do Instituto de Educação Médica IDOMED Estácio em Juazeiro/BA, alerta para os principais cuidados neste período. De acordo com o especialista, “o São João coincide com o inverno brasileiro, caracterizado por temperaturas mais baixas.”

“Essa época do ano é propícia para o aumento da circulação de vírus respiratórios, especialmente em eventos com aglomerações, como é comum nas festividades juninas. A fumaça liberada pelas fogueiras, originada a partir de diferentes tipos de lenha utilizados como combustível, representa uma preocupação significativa para os pacientes portadores de doenças respiratórias, como asma, rinite, bronquite e outras enfermidades pulmonares crônicas”, pontua o Dr. Brandão.

Como pneumologista, o Dr. Brandão enfatiza a importância de adotar cuidados preventivos para evitar a exacerbação dessas condições de saúde. Ele ressalta que “é fundamental manter-se distante da queima das fogueiras, devido aos efeitos tóxicos da fumaça nas vias aéreas dos pacientes. Além disso, é recomendado manter uma boa hidratação, evitar aglomerações, utilizar roupas adequadas ao clima frio e verificar a imunização em dia para prevenir surtos sazonais de doenças virais”.

O especialista ressalta que, caso ocorram sintomas de piora respiratória, como dispneia (aumento do cansaço), sibilância (chiado no peito) ou o surgimento de expectoração persistente, é imprescindível procurar um médico o mais rápido possível para uma avaliação adequada e iniciar as medidas necessárias para reverter essas exacerbações.

O médico destaca a importância de aproveitar o São João com cautela, para que a festa seja duradoura, alegre e acolhedora. Ele reforça que “a saúde respiratória deve ser priorizada, garantindo que todos possam desfrutar dessa tradicional celebração com segurança”, conclui.

 

 

 

com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: