ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Petrolina perde ex-vereadora Raimunda Sol Posto para a Covid

Raimunda estava internada desde 26 de março. O prefeito Miguel Coelho, ex-prefeitos, colegas de Câmara, prestam homenagens desde cedo a 'matriarca da saúde e mãe do Samba de Véio' da Ilha do Massangano. Confiram nossa postagem especial dedicada à ex-vereadora.

Por Notícias do Parlamento

Internada desde 26 de março por complicações da Covid-19, a ex-vereadora de Petrolina/PE, Raimunda Sol Posto, suplente do MDB, perde a guerra para a doença neste 6 de abril.

Raimunda que em seus três mandatos, atuou pelos mais simples, especialmente para que a saúde chegasse até essas pessoas, deixa um legado importante na história política da cidade.

A ‘dama do Samba de Veio’ da Ilha do Massangano, região ribeirinha de Petrolina, Raimunda Sol Posto fez desta expressão cultural marca dos ribeirinhos da região, uma forma de levar alegria, tradição e o orgulho do povo simples e bêradeiro do Rio São Francisco, para todo o planeta.

Raimunda tinha 74 anos e deixa filhos, marido, um legado de seguidores e uma imensa saudade para aqueles a quem ela sempre fez questão de estar junto.

HOMENAGENS

O prefeito Miguel Coelho, MDB, disse que “Petrolina perde uma defensora dos humildes” em referência a Raimunda Sol Posto.  Confira a nota:

Vivemos um momento em que a dor é presente todos os dias, todas as horas. A pandemia tem ceifado milhares de vidas de brasileiros ininterruptamente. Hoje, essa praga implacável nos tirou uma grande brasileira, uma petrolinense de fibra, Raimunda Sol Posto.

Ao tomar conhecimento da despedida de nossa eterna vereadora, senti que os mais vulneráveis perderam uma defensora de seus direitos. Mulher incansável, sensível, apaixonada por sua terra e dedicada a ajudar quem mais precisa, Raimunda Sol Posto deixa incontáveis serviços prestados ao povo de Petrolina.

Nos últimos anos, tive a honra e a oportunidade de me aproximar de Dona Raimunda e constatar seu amor pelos mais humildes. Aprendi com ela um pouco mais sobre como a política e o serviço público são essenciais para transformar realidades e amparar os que nada tem ou quase não possuem. Por isso, quando perdemos uma mulher com esse espírito público, quem mais sofre são os desvalidos.

Manifesto meu profundo pesar diante dessa partida brusca e inesperada. Desejo força, solidariedade e serenidade a todos os familiares, amigos e petrolinenses que em algum momento foram amparados por essa grande mulher. Por fim, diante de tamanha perda para nosso povo, informo que será decretado luto oficial de três dias em Petrolina.

Miguel Coelho – prefeito de Petrolina

MAIS HOMENAGENS

Assim que houve a divulgação da morte da ex-vereadora Raimunda Sol Posto, vários políticos da cidade fizeram questão de deixar sua mensagem de pesar . Os ex-prefeitos Guilherme Coelho, Julio Lóssio que chamava a ex-vereadora como sua ‘mãe preta’; e Odacy Amorim, registraram a perda da vereadora da saúde em veículos de comunicação ou via redes sociais.

“Perco uma amiga e uma pessoa que cuidou da saúde do povo simples”, comentou Guilherme Coelho em entrevista por telefone ao programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio AM. Filho do ex-deputado Osvaldo Coelho de quem Raimunda era uma fiel aliada, Guilherme frisou que era um dia triste para ele e toda a família que conviveram com a ex-vereadora de perto.

O ex-prefeito Julio Lóssio postou: “Deus hoje chamou Raimunda para o seu lado. Foi toda uma vida dedicada à saúde das pessoas em detrimento da sua própria saúde. Raimunda fica marcada na história política da nossa cidade e nos corações de muita gente”, declarou Lóssio.

Para Odacy Amorim, o sertão de Pernambuco perde nesta terça uma grande mulher. “Com enorme pesar recebi a notícia do falecimento da ex-vereadora Raimunda Sol Posto, uma companheira de luta por melhores dias para Petrolina. Ela entrou e saiu da vida parlamentar com a confiança dos seus eleitores”, registrou Odacy em suas redes sociais.

Colegas e ex-colegas de Câmara fizeram questão de deixar suas homenagens à Raimunda Sol Posto. O ex-vereador Gabriel Menezes foi um dos ex-colegas de parlamento a prestar homenagem à ex-vereadora.

“Solidarizo-me à família da eterna vereadora Raimunda Sol Posto por sua partida. Uma vida inteira feita de lutas até pela própria vida nesses dias tão difíceis. Nossa gente perda uma de suas maiores defensoras, da qual tive a honra de ser colega na última legislatura. Que Deus conforte a todos”, destacou Gabriel.

Outra que registrou foi a ex-vereadora também colega de legislatura, Cristina Costa.

“Raimunda Sol Posto era uma grande defensora das causas sociais e dos direitos humanos, ex-companheira de parlamento, importante liderança política de Petrolina, fomentadora cultura popular, em especial do Samba de Véio da Ilha do Massangano, que deixa um legado de serviços prestados ao povo de Petrolina e muita saudade para todo que a conheceram”, enfatizou Cristina em nota de pesar enviada à imprensa e postadas em suas redes sociais.

Atuais vereadoras, integrantes da bancada feminina no legislativo, as vereadoras Samara da Visão, PSD,  e Maria Elena de Alencar, MDB, fizeram questão de homenagear Raimunda Sol Posto. Para Samara “foi com imenso pesar que recebi a notícia da partida deste ser humano único. Uma grande mulher que deixa um legado de dedicação e amor ao próximo.

Maria Elena frisou que perdeu uma amiga de muitas lutas e muitas causas estando ou não com mandatos, uma ou outra. Sua mensagem é uma homenagem aos muitos anos de convivência com a colega de sempre, Raimunda Sol Posto.

Estar viva ! E no instante próximo, Estar morta! Únicas verdades que a vida nos reserva. Nessa foto recente , eu , minha terna e valorosa companheira Vereadora Raimunda Sol Posto e o nosso Prefeito Miguel Coelho! Alegres, felizes. Celebrando o trabalho que edifica a nossa Cidade de Petrolina! Hoje ! Só o vento frio da morte, implacável, rodopiando a sua volta; levando essa guerreira do povo humilde de Petrolina. Nos deixando pesaros@s e entristecid@s! Fica o seu legado de humanidade a toda prova,a nos inspirar! Foi muito honroso ter tido você ao meu lado como autêntica representante do povo. A Gloria do Céu te aguarda ! Siga em paz querida Raimunda”, postou Maria Elena.

O líder da oposição vereador Marquinhos do N-4, do Podemos, postou em sua conta do instagram um pouco da história da ex-vereadora e prestou uma justa homenagem a Raimunda Sol Posto.

“A luta de Raimunda Sol Posto foi longa. Mulher guerreira, durante muitos anos foi o ombro de amparo na saúde municipal para centenas de milhares de pessoas simples e pobres que ela ajudava para os atendimentos dentro do Hospital Dom Malan. Levou a vida para criar os filhos e servir as pessoas que mais precisam de apoio, de direção, de uma palavra amiga, de um encaminhamento em Petrolina, da periferia ao interior. Foi vereadora em mais de dois mandatos com a mesma simplicidade de sempre. Deixa filhos, esposo e uma infinidade de amigos pela cidade, que sempre lhe acompanharam na luta do dia a dia. Nos solidarizamos à família e amigos de nossa amiga e admirada Raimunda Sol Posto”, diz em trecho de seu post.

Líder do governo na Casa e amigo de Raimunda de muitos anos, o vereador Ronaldo Silva, PSDB, também prestou sua homenagem a ex-vereadora e destinou o espaço do seu instagram para prestar homenagem a ex-colega de Câmara.

“Pessoa incomparável que tive a oportunidade de legislar por dois mandatos. Uma pessoa de coração muito gentil e sempre pronta a ajudar. Muito lamentável essa partida. Que Deus coloque e um lugar especial e conforte o coração de todos os seus familiares”, registrou Ronaldo.

Ao longo do dia, destacaremos aqui no TRIBUNA NORDESTE, mais registros de homenagens dos que estiveram junto com a ex-vereadora em sua trajetória de vitórias e dedicação à Petrolina.

O prefeito Miguel Coelho decretou luto oficial por três dias pelo falecimento da  ex-vereadora e assessora especial da gestão municipal, Raimunda Sol Posto.

Como postado no instagram mais cedo, todos que fazem o PORTAL TRIBUNA NORDESTE se irmanam nas respectivas homenagens. Nossos sentimentos à família da grande e eterna vereadora Raimunda Sol Posto.

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar