Cultura e Turismo

Banda Fulô do Mandancaru compelta 20 anos

A banda pernambucana aproveita a data e anuncia novidades na carreira, lança e novos projetos.

Com Assessoria de Imprensa – Fundada em Caruaru, Pernambuco, há exatos 20 anos, a Banda Fulô de Mandacaru celebra as duas décadas de existência com novos projetos.

O grupo comandado por Pingo Barros (zabumba e vocal), Armandinho do Acordeon (sanfona e vocal) e Tiago Muriê (triângulo e vocal) lançou, em todas as plataformas digitais, o CD Arraiá Fulô de Mandacaru. O novo trabalho traz nove canções autorais, sendo seis faixas inéditas.

“A gente traz a nossa alegria junto ao aspecto cultural que é essencial na nossa arte. Os valores e os costumes do Nordeste e do seu povo estão em todos os nossos trabalhos e nesse último mais ainda, pois é um produto que valoriza os festejos juninos, que representam uma manifestação tão identificada com a nossa gente”, conta Armandinho do Acordeon.

O cantor, instrumentista e compositor Pingo Barros explica que as seis novas músicas buscam uma interação com o público e faz um link com o “novo normal” vivido pela sociedade. “Entre as inéditas temos a canção ‘Vamos festejar’. Ela retrata os elementos do São João como a fogueira, as comidas típicas e a família toda junta. Inserimos o refrão ‘Neste São João só quero ficar com você’, que faz uma alusão ao isolamento social”, explica.

O hit ‘No Terreiro de Casa’, de autoria de seu pai, Armando Barros, fala sobre o verdadeiro São João, aquele comemorado na roça, mas possui também em sua letra um toque de romantismo.

O artista também ressalta outras faixas do novo trabalho, que tem no arrasta-pé a sua maioria rítmica. A música “Brilho do teu olhar” conta a história de um homem que não se imagina sem o seu grande amor. Em ritmo de arrasta-pé, a canção ressalta todas as qualidades da mulher amada.

HOMENAGENS

As outras três faixas inéditas do CD Arraiá Fulô foram compostas para agradecer, como a “20 anos de Fulô”, que mostra a trajetória da banda e fazer reverências como as canções “No Pátio do forró”, que fala sobre a grandiosidade do São João de Caruaru e “Bahia, alegria e amor”, que traz os encantos da Terra de Todos-os-Santos.

Tiago Muriê  ressalta as releituras de sucessos como “Espalhando amor”, “Fulô de Mandacaru chegou” (primeiro grande hit autoral da banda) e “Sou Fulozeiro”, que é uma homenagem aos fãs.

HISTÓRIA

Formada em 2001 a banda tinha Pingo Barros com 10 anos e Armandinho do Acordeon com 15 no comando. O inicio foi em festas nas casas de amigos e no São João da cidade. A estreia no palco principal de Caruaru se deu três anos depois. Já a primeira turnê internacional ocorreu em 2005, com apresentações na França. Tempos depois, o grupo conquistou a Europa com shows na Suíça, Bélgica, Portugal e Alemanha.

No entanto, a apoteose se deu em 2016 com a vitória no reality show Superstar, da TV Globo. Primeira colocada na votação do público, a Fulô de Mandacaru assinou contrato com a gravadora Somlivre e lançou diversos produtos com a empresa.

“Um grande diferencial da Banda Fulô de Mandacaru são as parcerias e projetos desenvolvidos ao longo dos anos. Quanto às parcerias, desenvolvem um trabalho educativo e cultural em Escolas, Hospitais, Presídios, dentre outros locais, com o objetivo de conscientização e socialização da Cultura Popular para pessoas que não conseguem ter acesso ao nosso bem cultural. Quanto aos projetos, a Banda Fulô de Mandacaru tem atualmente 03 formatos de produtos: a) Show de Forró; b) Mandacaru Elétrico (show de verão, carnaval e trio elétrico); c) Fulô de Mandacaru In Concert (um grande concerto de música popular brasileira)”, conta Armandinho.

Portal Tribuna NE

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar