EducaçãoNotíciasPolítica

Aroldo Leão autografa hoje (3) seu novo livro sobre a importância da matemática grega nos dias atuais

O escritor, professor acadêmico e incansável pesquisador de temáticas diversas e intrigantes para a história da humanidade, Aroldo Ferreira Leão, acaba de tirar do forno seu novo livro “Euclides e a Incomensurabilidade: O profundo tear das abrangências” que será lançado/autografado presencialmente nesta sexta-feira (3),  às 19h 30, no Cineteatro da Univasf (Campus Sede), em Petrolina (PE).

A nova obra de Aroldo obra tem como objetivo mostrar a importância da matemática grega nos dias atuais através de um estudo sobre a incomensurabilidade na Grécia Antiga, que atualmente é conhecida por números irracionais. Composta por 13 livros, a obra “Os Elementos” foi escrita pelo matemático grego Euclides. Inspirado pelo livro X, é o décimo que compõe a obra deste matemático, o pesquisador que integra o Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf.

O livro, adianta Aroldo, surgiu em função de sua  tese de doutorado do pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Unesp, sob a orientação do professor Irineu Bicudo, que foi o tradutor da obra “Os elementos” de Euclides. Ao longo das 554 páginas, Aroldo Leão faz um estudo das 115 proposições do livro X de Euclides, apresentando exemplos para os leitores e utilizando autores que também já estudaram a incomensurabilidade.

“A produção da obra levou cerca de dois anos, após a leitura de mais de uma centena de livros e uma imersão completa no universo grego na época de Euclides”, adianta Aroldo pontuando que o livro evidencia a matemática praticada na Grécia antiga e que contribuiu decisivamente para a matemática desenvolvida nos dias atuais. O livro X de Os Elementos é tido como o mais difícil e merecia uma análise rigorosa de todas as suas 115 proposições”, aponta.

Incansável pesquisador, com 177 livros publicados.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: