Cultura e TurismoPolítica

Organizador do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco dá detalhes da atração que movimentará de 19 a 22 de maio toda a cadeia de turismo da região

Ana Medeiros e Cinara Marques, da redação do Tribuna Nordeste

Tudo pronto para a abertura do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco. A primeira edição do evento acontece na Orla 1 de Petrolina, no sertão pernambucano, desta quinta, 19 a 22, domingo.

“O Salão foi idealizado numa conversa que tive no Parque Josepha Coelho em Petrolina num diálogo com amigos em março de 2020, em plena pandemia, e veio a ideia da realização de um evento para alavancar o setor que foi o primeiro a parar e vem sendo o último a voltar à normalidade. Pensar o turismo do vale pós pandemia, é o objetivo principal do Salão”, disse Gilberto Pires, da coordenação do evento.

A expectativa é receber nos quatro dias de evento, cerca de 4 mil pessoas durante a visitação. A atração foi pensada para ser anual a partir deste primeiro ano e será realizada de forma alternada um ano em Petrolina e um ano em Juazeiro/BA..

Segundo Gilberto, outro propósito do Salão é conscientizar os governantes e todo o setor, a enxergar que o turismo é um roda que gira e não para, pois é economicamente uma indústria sólida e geradora de inúmeros empregos e oportunidades.

O evento vai chamar a  atenção para o turismo do vale do lado de Pernambuco e da Bahia, para enfrentar as dificuldades impostas por gestores públicos, governos e a iniciativas privadas que costumam ficar com o pé atrás com o setor.

“Queremos concluir o evento com boas notícias, oportunidades, renda  e empregos, porque temos certeza que essa cadeia produtiva tem todos os fatores para proporcionar tudo isso. Esse é mais um objetivo do 1º Salão de Turismo do Vale”, assinala Pires.

Espaço e muitas novidades na primeira edição do Salão que chega para se efetivar no calendário estadual de eventos (foto divulgação)

EXPOSIÇÃO

O coordenador cita a participação de expositores diversos e de representações dos municípios,  30 confirmados. Ele conta que o investimento é transmitir confiança ao trade turístico.

“Sobre o investimento financeiro, na estrutura ficou em torno de R$ 1,3 milhão num espaço preparado para receber um publico diário em torno de 3 a 4 mil pessoas, tendo como porta de entrada os municípios de Petrolina e Juazeiro/BA”, frisou Gilberto Pires.

FÓRUM

Haverá um encontro de autoridades voltada para o turismo, um fórum, e deve ser o ponto alto do evento.

“Vai ser o momentos de debater o potencial turístico da região. No final, será tirado um documento para que sejam viabilizadas ações práticas e compromissos para alavancarmos nossa cadeia turística. Vamos mostrar a força do turismo em ser vetor de desenvolvimento”, declarou Gilberto.

Porta de entrada do sertão como é conhecida, a cidade de Arcoverde, no sertão do Moxotó, virá ao Salão acompanhado do Sesc Arcoverde. A cidade se juntará aos municípios que confirmaram a participação no evento, tantos os pernambucanos como os baianos, a exemplo de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Juazeiro/BA, Remanso, Casa Nova, Sobradinho, Jacobina, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e a capital Salvador.

“Todos terão a oportunidade desse contato com os atrativos de Arcoverde, dentre eles o principal de todos: o nosso famoso e reconhecido ciclo junino que elevou Arcoverde a honrosa categoria de ‘Capital do São João”, disse o prefeito Wellington Maciel.

A abertura oficial do evento ocorre nesta quinta a partir das 17h para autoridades convidados, expositores e toda a imprensa regional.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: