ColunasConstruimóveis

Você conhece a cadeia produtiva da construção civil?

É um segmento amplo de uma cadeia produtiva que engloba pelo menos 20 outros segmentos.

Por Construimóveis – O tema construção civil parece muito amplo né? E saiba, ele é!! Se você pesquisar sobre este setor, irá descobrir que a cadeia produtiva, por exemplo, engloba mais de 20 possíveis segmentos relacionados diretamente a três principais fases: pré, durante e pós construção das obras.

Mas, afinal, o que é construção civil? Qual sua origem? Quais segmentos estão atrelados a cadeia produtiva?

Num geral, o termo construção civil engloba diversos tipos de obras (casas, loteamentos, edifícios, pontes, barragens etc), técnicas, leis (EPIs etc) e profissionais. Aliás, lá nos primórdios, os termos construção civil e engenharia civil só tinham duas classificações na engenharia: civil e militar.

Como o próprio nome diz, a opção militar era destinada apenas aos militares e a civil aos demais cidadãos. A engenharia civil englobava todas as áreas, e com o tempo foi se criando novas divisões como, por exemplo, engenharia elétrica, mecânica, química, naval etc.

CADEIAS FUNCIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A cadeia produtiva da construção civil está dividida em três: cadeia montante, cadeia principal e cadeia jusante. A cadeia montante está diretamente ligada com o que ocorre antes de iniciar uma obra, ou seja, envolve indústrias (madeireira, cerâmica, telecom e redes, segurança etc), insumos diversos (cimento, areia, cal, rejunte etc), materiais elétrico, siderúrgica, equipamentos de segurança (EPIs), entre outros.

Já a cadeia principal relaciona o que está diretamente conectado com as etapas durante a execução da obra, como desenvolvimento de projetos, serviços técnicos especializados, tecnologia e inovação (softwares de gestão, automação etc) e o uso de ferramentas e equipamentos.

E existe a cadeia jusante que reúne desde transporte e aproveitamento residuais à indústria moveleira, serviços de decoração (arquitetos e decorações), manutenção de imóveis, entre outros.

DICA

Quer ler mais sobre a cadeia produtiva da construção civil, sobretudo, estatísticas econômico-financeiras? A FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) preparou um caderno técnico com um resumo do que ocorreu durante o 12º ConstruBusiness, congresso brasileiro da construção, realizado em dezembro do ano passado.

Com o tema central “Investir com Responsabilidade”, o caderno de 144 páginas é um guia completo com previsões de como o Brasil deve planejar, construir e crescer até 2022. Clique aqui e faça o download, é gratuito.

Com Blog Halo Notoriedade Empresarial

 

 

Portal Tribuna NE

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar